A Cáritas Caicó é Noticia!

Semana reflete sobre o voluntariado no Brasil e a importância da solidariedade coletiva e transformadora na atualidade

“Voluntariado: Sensibilidade, compromisso e cuidado”. Esse é o tema da Semana do Voluntariado que ocorre entre os dias 22 e 30 de agosto de 2020. A iniciativa acontece no contexto do Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. Trata-se de um convite para que todos os setores da sociedade se aproximem mais da reflexão sobre a importância da ação e compromisso individual na construção de uma sociedade mais plena e justa para todas as pessoas.
A Semana do Voluntariado é organizada pela Comissão do Voluntariado da Cáritas Brasileira e conta com uma programação online, com momentos celebrativos, de homenagem a todos\as voluntários\as e espaço de reflexão, por meio de uma live, sobre a atuação voluntária em diferentes regiões do Brasil. Confira a programação e participe:

Em todo Brasil, a rede Cáritas conta com mais de 5 mil voluntários/as atuando nas mais diversas iniciativas, programas e projetos coordenados pela instituição. Essa ampla rede de voluntariado, atua diretamente em iniciativas sociais ligadas à assistência e defesa de direitos essenciais para as pessoas em vulnerabilidade.
A construção da sociedade do Bem Viver para todas\os, independente de credo, raça, nacionalidade ou orientação sexual é a diretriz que conduz toda ação do voluntariado na Cáritas Brasileira. Por meio da ação das pessoas voluntárias, a Cáritas desenvolve diferentes projetos em todo território nacional, levando a quem mais precisa recursos e ferramentas necessárias para fortalecer e apoiar processos de autonomia, emancipação e transformação social.
O voluntariado é uma realidade na vida de centenas de instituições e no cotidiano de milhares de brasileiros/as que dedicam tempo, talentos e energia nas mais diversas áreas de atuação, especialmente em Organizações da Sociedade Civil e instituições ligadas às igrejas ou denominações religiosas, em áreas como educação, direitos humanos e da natureza, assistência social e saúde.Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD, Contínua), divulgada pelo IBGE em 2017, estima-se que no Brasil há pelo menos 7,4 milhões de brasileiros/as que realizam trabalho voluntário. Entre estes/as 91%, está ligado/a a alguma organização ou instituição.
Para Semana do Voluntariado, além dos momentos em nível nacional e uma homenagem especial no Dia do Voluntariado, 28 de agosto, também está proposto a realização de um momento celebrativo, com o roteiro orante/reflexivo para um momento coletivo em paróquias, arqui/dioceses, regionais ou inter-regionais que deve envolver as redes locais de voluntariado. Confira aqui: https://bit.ly/3iUZEaZ . Desse modo, é importante agendar e convidar as pessoas, com antecedência, para esse encontro de aproximadamente uma hora, a ser realizado à distância, em algum dos dias da Semana. Acesse o material: https://bit.ly/3iUZEaZ
Em tempos de crise, onde se escancaram ainda mais as desigualdades e abismos existentes em uma sociedade baseada em relações de poder e criação de pobreza, a atuação voluntária se apresenta como uma contrapartida, um esperançar e alento para dias melhores. A vida plena é um direito possível para todas as pessoas. Esse movimento de solidariedade nasce como outra possibilidade diante da  onda individualista e excludente que o atual sistema constrói nos imaginários sociais. Há outros mundos possíveis: mais empáticos, abundantes e justos sendo construídos todos os dias, e a ação voluntária é um dos pilares essenciais nessa construção.
O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral, como para a pessoa que realiza ações voluntárias. A cultura do voluntariado produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social, contribui também para  uma sociedade mais coesa, através de relações de confiança e reciprocidade entre as pessoas. Para se inscrever no programa de voluntariado da Rede Cáritas, acesse: http://caritas.org.br/colabore

Esta gostando de nosso conteúdo?