ESCOLA DIOCESANA DE FÉ E POLÍTICA ZILDA ARNS

DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

A Escola de Fé e Política é um organismo de formação da Diocese de Caicó e alicerça-se na opção preferencial pelos pobres: somos cristãos e assumimos o compromisso de transformação do mundo a partir do evangelho de Jesus Cristo, fundamento da construção de uma nova sociedade. A fé cristã é uma experiência essencialmente comunitária e inclusiva.

A política é um serviço de transformação da sociedade e de superação das injustiças. Por isso acreditamos na democracia e a defendemos como valor inquestionável para a construção de um Estado laico, plural, justo e solidário com os empobrecidos.

É aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso e acolhe com igual alegria os irmãos e as irmãs de boa vontade, os/as agentes das pastorais e serviços, dos movimentos sociais, de membros de sindicatos, de ONG’s e de partidos políticos, que  se identifiquem com nossa proposta e se disponham a partilhar conosco, enriquecendo-nos, também, com suas experiências.

Defendemos permanentemente todas as formas de vida em sua plenitude, respeitando a Casa Comum para a garantia da sustentabilidade dos ecossistemas e das gerações futuras.

Acreditamos no diálogo franco e fraterno como meio de alcançarmos o bem viver, em comunidade e em sociedade, com respeito à diversidade e à igualdade entre homens e mulheres. Desse modo enfrentamos toda forma de discriminação, preconceito e violências que ferem a dignidade da pessoa humana.

O QUE NOS MOTIVA?

O testemunho dos valores do Evangelho, tendo como compromisso a opção preferencial pelos pobres.

O aprimoramento do conhecimento sobre a política e sua relação com a fé.

O exercício da cidadania e a construção de uma sociedade do bem viver.

A perspectiva de uma sociedade economicamente justa, ecologicamente sustentável, politicamente democrática, socialmente solidária, étnica e culturalmente plural.

A participação social e o exercício da função pública como instrumento para superar as estruturas de opressão.

O comprometimento com a integração e as lutas dos povos latino-americanos.

A celebração da vida e a vivência de uma espiritualidade libertadora.

A formação a partir do Ensino Social da Igreja, das abordagens teológicas e das Ciências Humanas e Sociais.

Uma proposta pedagógica participativa, alicerçada no Ver-Julgar-Agir e nas metodologias de educação popular.

“Nenhuma família sem teto.
Nenhum camponês sem terra.
Nenhum trabalhador sem direitos.”
Papa Francisco