A Cáritas Caicó é Noticia!

PROTAGONISMO DE CATADORAS E CATADORES

Paula Salmana Medeiros Oliveira

(Gestora Ambiental da Cáritas Diocesana de Caicó)

 
As ações do projeto beneficiam empreendimentos econômicos e solidários de catadores da Rede de Articulação “Recicla Seridó”. O trabalho é desenvolvido por meio de assessoria técnica as associações de catadores de Caicó (ASCAMARCA) e Parelhas (ASCAMARPA). Em processo de formação, temos os catadores de Currais Novos, São José do Seridó e Carnaúba dos Dantas.
A luta dos catadores para regulamentação da coleta seletiva é uma constante, pois envolve aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais. Para superação desse desafio, a Cáritas promove encontros, cursos, intercâmbios de experiências, seminários e interlocução junto aos gestores públicos municipais.
Na propósito de cumprir esta missão, apresentamos as principais atividades realizadas nos meses de agosto e setembro:
01/08 – A presidente da ASCAMARCA, Carina Loise da Silva Santos, participou da oficina Tese de Impacto e Modelo de Negócio, realizada pelo SEBRAE RN. A atividade faz parte do Programa de Pré Aceleração de Negócios de Impacto Social e Ambiental do SEBRAE, o qual a ASCAMARCA está participando com auxílio da Cáritas.
O Programa Impacta RN tem como foco proporcionar a gestão da ASCAMARCA melhorias, no sentido de facilitar caminhos para que o negócio solidário avance para uma próxima etapa de desenvolvimento.
No dia 21 de agosto, realizamos palestra na Escola Municipal Maria Bernadete Marques Souza Ginane sobre a importância e participação da referida comunidade escolar na coleta seletiva que está sendo implantada no bairro Recreio em Caicó.
Em 27 de agosto, dialogamos com os catadores da ASCAMARPA, com o prefeito de Parelhas, o senhor Alexandre Carlo de Medeiros Dantas e com o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, o senhor Paulo Roberto Valentim, sobre as melhorias necessárias para a coleta seletiva e solidária de Parelhas.
Em 11 de setembro, a ASCAMARCA celebrou parceria com a Escola Municipal Ivanor Pereira, onde os professores estão trabalhando com os alunos a coleta seletiva e na prática, a comunidade escolar está efetivando a separação dos materiais recicláveis e destinando para a ASCAMARCA periodicamente.
A coleta seletiva consiste em separar os resíduos sólidos recicláveis (papel, papelão, plástico, metal, alumínio, ferro) e o orgânico (restos de alimentos, guardanapo, papel higiênico, poda, varrição), onde os materiais recicláveis devem ser destinados para a reciclagem através das associações de catadores e o orgânico deve ser disposto para a coleta convencional de lixo dos municípios.
Com a destinação correta dos resíduos sólidos, contribuímos para evitar sérios problemas ao meio que vivemos e colaboramos com a geração de trabalho e renda dos catadores. Disk Coleta Seletiva em Caicó: 9.9625-9152 (Carina Loise) e em Parelhas: 9.9689-5466 (Francisco Daniel).
No dia 13 de setembro, os catadores da ASCAMARCA participaram do curso “Juntos Somos Fortes”, ministrado pelo consultor do SEBRAE, Sebastião Carneiro de Almeida, engenheiro agrônomo e especialista em gestão ambiental. A atividade teve parceria da Cáritas Diocesana de Caicó e apoio do CRAS “Dona Vicência”.
“Nós que representamos a ASCAMARCA só temos a agradecer. Foi muito gratificante, aprendemos muito, e esperamos que venham mais cursos pelo SEBRAE”.
Carina Loise (Presidente da ASCAMARCA).
No dia 20/09 realizamos uma reunião com os catadores que trabalham no lixão de Currais Novos e no dia 21/09, com representantes da gestão pública municipal, na perspectiva dos catadores saírem do lixão e se organizarem para trabalhar em parceria com o município a partir da criação da coleta seletiva porta a porta junto à população. Neste processo, a Cáritas estará promovendo a formação dos catadores e assessorando a criação de uma associação.
 

Esta gostando de nosso conteúdo?

Compartilhe!