A Prefeitura de Lagoa Nova, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando o Programa Estação Juventude 2.0. O programa busca apresentar aos jovens de 15 a 29 anos as possibilidades de fortalecimento de seus direitos, bem como ser um espaço onde as juventudes possam se capacitar e obter informações atualizadas sobre políticas públicas e programas voltados para a juventude.
Ressaltamos que essa importante ação, realizada pela Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, só é possível com a presença ativa do Conselho Municipal de Juventudes, que é um exemplo de exercício da cidadania para os jovens, que por sua vez, nesse espaço, tornam-se protagonistas na participação e interlocução das juventudes com o poder público, no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas para as Juventudes.
O Conselho Municipal de Juventudes de Lagoa Nova é fruto da mobilização e articulação das juventudes e suas representações no município. Na constituição do referido Conselho, as juventudes contaram com assessoria e acompanhamento da Cáritas Diocesana de Caicó, através do Programa Infância, Adolescência e Juventudes, que trabalha com a formação de lideranças jovens da região do Seridó em temas relacionados ao controle social das políticas públicas de juventudes, na perspectiva do fortalecimento das organizações de juventudes para atuação em Rede e da Rede de Juventudes do Seridó.
“A parceria da Cáritas Diocesana de Caicó e da Rede de Juventudes do Seridó foi muito importante no apoio e incentivo, que lutou junto aos jovens lagoanovenses para a conquista desse importantíssimo programa para a juventude de Lagoa Nova. A Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, foram presentes para que tudo se concretizasse”. Disse Eliane da Silva, representante das Juventudes Rurais de Lagoa Nova.