
Momento de animação – Foto: Francisco Maguila
Nos dias 5, 6 e 7 de junho a Rede de Juventudes do Seridó, com assessoria da Cáritas Diocesana de Caicó, esteve participando com a presença de 18 jovens, do Intercâmbio entre Redes de Juventudes dos Sertões de Crateús: Ceará e Seridó (RN). É válido ressaltar que o intercambio, foi realizado dentro da programação da XV Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária Território Inhamus/Crateús e teve como tema: O Cuidado com a Casa Comum. No planejamento, foram levantadas pautas voltadas para as diversidades e pensamentos críticos tão assimilados as nossas juventudes.
A Programação pensada para os jovens começou com acolhida da Rede de Juventudes do Ceará na noite do dia 05 no IFCE também alojamento dos jovens, logo após, foi pensado um Sarau Cultural, onde a ideia foi promover um primeiro contato entre as redes. Na manhã do dia 06, a programação começou com a mística de abertura onde foram afinados os pensamentos e energias, logo em seguida, podemos partilhar um pouco de formação por meio de palestras que tinham como tema; O contexto atual e os desafios para as juventudes. Estiveram como palestrantes, representantes do IFCE e assessoria local, representantes da Comissão de Juventude Indígena do Ceará (COJICE) e do Setor Juventude – FETRAECE, também tivemos como palestrante principal Jamieson Simões, que tinha como tema a fala “Pela vida das Juventudes: Cada Vida Importa” e representou o Comitê Cearense Pela Prevenção aos Homicídios na Adolescência. Na parte da tarde do mesmo dia 06, foi realizada uma roda de conversas entre as redes do Ceará e do Seridó, onde a mediação caminhou pela troca de experiências de ambas tendo em vista suas realidades destoantes, ao final do bate papo foi fomentado um ato público nas ruas da cidade Crateús contra a Reforma da Previdência, ato esse que culminou na Feira da Agricultura Familiar. No dia 07 houve programação apenas pela manhã onde foi pensado dentro do cronograma da feira experiências voltadas para a educação contextualizada, foram elaboradas algumas experiências em comunidades nas redondezas da cidade de Crateús, e lá os jovens conseguiram partilhar de experiências entre os seguimentos, abrindo diálogos com moradores dessas localidades. Para finalizar o encontro aconteceu um momento de avaliação onde os jovens conseguiram partilhar um pouco das experiências vividas e alinhar pontos que precisam de melhorias. Assim sendo o intercambio foi finalizado com uma mística de envio, onde todos os jovens do encontro confraternizaram-se de forma saudosa.
O intercambio teve como principal objetivo refletir sobre o atual cenário cearense e o impacto na vida das juventudes, intercambiando experiências e fortalecendo a caminhada de resistências das Redes de Juventudes do Ceara e Seridó/RN. Desse modo podemos perceber a importância dessa atividade para a formação do pensamento crítico da nossa juventude diante dos desafios postos pela sociedade, pois com a troca de experiências as duas redes buscaram sanar inquietações que acharam uma na outra, desenvolvendo uma interação entre jovens de pensamentos distantes geograficamente porém próximos no viés sociocultural.
Por: Heitor Filipe de Medeiros Santos – Articulador da Cáritas Diocesana de Caicó