O projeto Defendendo os Direitos e Promovendo a Dignidade de Crianças e Adolescentes, nascido através do Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), da Cáritas Diocesana de Caicó, atende atualmente em torno de 111 crianças, de 6 comunidades da cidade de Caicó, são elas: João Paulo II, Recreio, Nova Caicó, João XXIII, Frei Damião e Walfredo Gurgel.
Com o objetivo de promover a autonomia e o protagonismo dessas crianças, implementamos uma proposta pedagógica, pautada em atividades educativas e metodologias contextualizadas, visando a preparação de indivíduos para a vida social, e a construção de uma comunidade conhecedora dos seus direitos. Dessa forma, são realizadas oficinas socioeducativas semanais, nesses espaços já citados, abordando diversos temas e conteúdos multidisciplinares.
A leitura, a escrita, a interpretação e produção textual, são conteúdos constantemente trabalhados de forma lúdica e dinâmica nas oficinas, com o intuito de despertar para a importância, e estimular o interesse à leitura. Além destes, trabalhamos ainda com pintura, teatro, música e dança, proporcionando vivências de socialização e aprendizagem.
Além das oficinas socioeducativas, também são realizadas visitas de acompanhamentos especializados às famílias e às escolas nos quais as crianças estão inseridas, para isso contamos com um Assistente Social e uma Psicóloga. Um trabalho voltado para a aproximação da Cáritas com os meios familiares, escolares e sociais das crianças envolvidas. Rodas de conversas também são propostas, com o intuito de debater temas e problemáticas existentes nesses mesmos ambientes citados, mais uma oportunidade de identificarmos as relações entre eles, conhecer e estar próximo das vivências e realidades dessas crianças.