A Cáritas Diocesana de Caicó participou hoje do lançamos do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), garantindo a preservação dos vínculos familiares e comunitários dessas crianças e adolescentes, inserindo-os de forma segura na sociedade. A solenidade de lançamento aconteceu nesta sexta-feira (18), às 10h, no auditório da Governadoria.
Instituído em 2007 no âmbito Federal, somente no atual Governo a iniciativa saiu do papel e encontrou sua efetivação. A proposta do PPCAM é garantir a preservação dos vínculos familiares e comunitários, além de reinserir crianças e adolescentes, de forma segura, na sociedade. Por meio de uma medida protetiva especial, também poderão ser beneficiados jovens entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos, egressos do sistema socioeducativo. O PPCAAM RN já se encontra em início de execução. A instituição executora é a Cáritas Diocesana de Caicó e o edital de seleção dos profissionais já está em andamento.
Além da Governadora Fátima Bezerra e do Vice-governador Antenor Roberto, estiveram presentes ao lançamento o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, Francisco Araújo; Representando a Cáritas Diocesana de Caicó, Padre Manoel Neto; o Técnico da Cáritas Diocesana de Caicó, José Carlos Martins; o coordenador estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do RN, José Dantas; a Promotora de Justiça do Ministério Público, Mariana Rebelo; a vereadora de Natal e presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Municipal de Natal, Júlia Arruda; a vereadora de Natal e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, Divaneide Basílio; o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado Rio Grande do Norte – Fundase, Herculano Campos; o presidente do Conselho Municipal de Natal Para o Direito das Crianças e Adolescentes, Antônio Sérgio Roberto; e a secretária executiva do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Elizama Evangelista.