A Cáritas Diocesana de Caicó recebeu nesta manhã um vídeo com uma palavra especial de Alberto Acosta, autor do livro que inspirou a realização do evento desde sua primeira edição em 2017. O livro de Acosta foi publicado no Brasil com título Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos, pelas editoras Autonomia Literária e Elefante no ano de 2016.
Acosta no vídeo diz:
“Mando uma saudação fraterna. Para mim seria um grande gosto e uma grande satisfação poder compartilhar com vocês o evento que começam nesses dias. Mando-vos esta saudação e uma felicitação, como também, um aplauso por essa iniciativa que tens de discutir temas tão relevantes para a humanidade, como são as buscas por alternativas ao desenvolvimento. Em alinhamento com essa busca aparecem os Buenos vivires ou Buen vivir das comunidades indígenas da Amazônia, das comunidades indígenas da Sierra, dos Andes. Nesse sentido, me parece fantástico e também aplaudo essa iniciativa de discutir o tema do Bem Viver alinhado à encíclica Laudato Si’”.
O II Seminário Estadual Conhecer para Construir Sociedades de Bem Viver, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro, é organizado pela Cáritas Diocesana de Caicó, em parceria com a UERN/Campus Caicó, com Associação Centro Pastoral Dom Wagner, a Diocese de Caicó, e a Escola de Fé & Política. Além disso, contamos com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.
Um evento que procura discutir e aprofundar o tema do Bem Viver.
Ora, segundo José Maria Tortosa “O Bem Viver [é] uma oportunidade para construir outra sociedade, sustentada em uma convivência cidadã, em diversidade e harmonia com a Natureza, a partir do conhecimento dos diversos povos culturais existentes no país e no mundo”.
Em suma, Bem Viver é a possibilidade de pensar outro mundo melhor. Um mundo em que seja resguardada a dignidade da pessoa humana e a natureza seja vista como sujeito de direitos.
Assim, esperamos a sua participação!
É simples para se inscrever, basta acessar: https://caritascaico.org.br/bem-viver e preencher seus dados.
Teremos:
- Mesas debatedoras
- Oficinas
- Apresentações Culturais
- Integração
- Troca de experiência.
Você não pode perder!