Na última terça-feira (29), a Cáritas Diocesana de Caicó, através da agente Cáritas, Fabiana Silva, esteve nos municípios de Currais Novos e Lagoa Nova, desenvolvendo ações do projeto “Ação Emergencial do Nordeste”, com os grupos de mulheres acompanhados pela entidade.
Foram entregues cestas básicas para as mulheres do município de Currais Novos, da “Associação das Mulheres Produtoras Rurais do Quandu”, e mulheres do município de Lagoa Nova integrantes do “Grupo de Mulheres Florescer da Serra” do sitio São Francisco, “Grupo de Mulheres da associação do sítio Umarizeiro” Grupo de Mulheres da Associação do Núcleo de Cooperados da Macambira II e Grupo de Mulheres Quilombolas da Macambira III.
Na oportunidade, as mulheres presentes, seguindo as orientações das organizações de saúde, partilharam sobre os efeitos da pandemia na vida das mulheres, o sentido da ação da Cáritas para elas neste momento, e deram sugestões para as ações dos grupos e da Cáritas neste período de pandemia. O projeto “Ação Emergencial no Nordeste” está sendo desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Caicó e Cáritas Regional NEII, tendo o apoio da Cáritas Suíça, com o objetivo de promover uma ação emergencial em 4 estados do NE, de cuidado com a vida de 1.071 mulheres, agricultoras, quilombolas e indígenas em situação de exclusão social, através de ações com foco na segurança alimentar e nutricional, formação cidadã e sensibilização contra propagação do COVID-19.
Através deste projeto foram contempladas 215 mulheres de organizações de mulheres acompanhadas pela Cáritas no Território do Seridó.