A Cáritas Caicó é Noticia!

A CÁRITAS NA VIDA E NAS LUTAS DAS MULHERES

Francisca Fabiana da Silva

Articuladora de Mulheres da Cáritas Diocesana de Caicó

A Cáritas tem desenvolvido um amplo trabalho com as mulheres na região do Seridó, nos últimos anos. As ações têm como objetivo fortalecer a organização das mulheres com ênfase no enfrentamento à violência contra mulher. Nessa perspectiva, busca-se construir com as mulheres e suas organizações estratégias de superação das desigualdades entre homens e mulheres, centradas no combate à violência contra mulher, na promoção da autonomia econômica e na
participação das mulheres nos diversos espaços sociais.
A violência é um dos grandes problemas sociais no Brasil. Com relação às mulheres, incide nos espaços domésticos, nas relações conjugais e nos locais de trabalho. Entendemos que permanece urgente explicitar e opinar claramente sobre as situações de iniquidades a que estão submetidos homens, mulheres, negros, negras, jovens. É preciso denunciar todas as formas de violências e injustiças, como a discriminação e exclusão sofridas pelas mulheres e fortalecer a reflexão e atuação com as mulheres.
Essas ações estão em plena consonância com a missão da Cáritas de “Ser sinal da Igreja de Jesus Cristo, pelo anuncio e testemunho do Evangelho, através da formação e promoção humana da população em situação de vulnerabilidade social, favorecendo seu protagonismo no acesso às políticas públicas, visando o desenvolvimento sociocultural, político e ambiental, sustentável e solidário”.
O Papa João Paulo II, em sua carta às mulheres, ao refletir sobre os problemas e perspectivas da condição feminina no nosso tempo, afirma: “somos herdeiros de uma história com imensos condicionalismos que, em todos os tempos e latitudes, tornaram difícil o caminho da mulher, ignorada na sua dignidade, deturpada nas suas prerrogativas, não raro marginalizada e, até mesmo, reduzida à escravidão”. Assim, o Papa ressalta as situações de desigualdades e opressão que historicamente afetam a vida das mulheres, em seguida, o Papa lamenta os sofrimentos e perdas resultantes desta cultura “isto impediu-a de ser profundamente ela mesma, e empobreceu a humanidade inteira de autênticas riquezas espirituais”.
Nessa perspectiva, no intuito de concretizar a missão de promover a dignidade das mulheres a Cáritas, no dia 17 de agosto, na cidade de Currais Novos, participou e colaborou com a reunião do Fórum de Mulheres de Economia Solidária do Seridó, que reuniu cerca de 70 mulheres de vários municípios do Seridó, para uma programação que contou com rodas de conversa sobre a Campanha Agosto Lilás de prevenção à violência doméstica e a Marcha das
Margaridas 2019 e planejamento de atividades.
Nos dias 23 e 24 realizamos, em parceria com a Cáritas Regional NE II e o STTR de Parelhas, uma capacitação em produção e beneficiamento de alimentos com mulheres de vários empreendimentos solidários do município de Parelhas. No dia 04 de setembro, em Caicó, realizamos uma oficina com representantes dos empreendimentos de mulheres da associação do Umarizeiro de Lagoa Nova e grupos de mulheres do João XXIII e Frei Damião de Caicó para criação da identidade visual dos produtos que são produzidos e comercializados pelos grupos de mulheres e que contribuem com geração de renda para as mulheres.
De 04 a 07 de setembro, estivemos na UFERSA em Mossoró, participando do Seminário Mulheres Camponesas: protagonismo e agroecologia, representando as mulheres da região do Seridó que participaram da pesquisa realizada pelo projeto de extensão da universidade sobre as políticas públicas no território e a cidadania das mulheres.

Esta gostando de nosso conteúdo?