A Cáritas Caicó é Noticia!

A CÁRITAS NA BUSCA PELO PROTAGONISMO INFANTIL

Francisco das Chagas e Silva

(Educador Social, Artista)

Cínthia Maria Dantas de Oliveira

(Educadora Social, Pedagoga)

Oficinas Socioeducativas: contexto histórico, objetivos e público-alvo.
O Programa de Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), realizado pela Cáritas Diocesana de Caicó com apoio do Itaú social, da Prefeitura de Caicó e da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), vem se tornando uma vivência de esperança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de cinco comunidades da cidade de Caicó. O Projeto Defendendo os Direitos e Promovendo a Dignidade de Crianças e Adolescentes, teve seu início no Bairro Frei Damião, com os filhos de catadores de materiais recicláveis que saíram do lixão para participarem da ASCAMARCA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó). O conhecimento dessa realidade, assim como de outras comunidades da nossa cidade, chamou a atenção da equipe Cáritas, nos fazendo despertar para uma grande intervenção pautada no resgate educativo e social nessas comunidades em estado de vulnerabilidade.
Hoje o PIAJ está no seu terceiro ano de atuação nas comunidades: Frei Damião, Nova Caicó, João XXIII, João Paulo II e Walfredo Gurgel, sendo essa última inserida recentemente. Ao todo, acompanhamos cento e onze crianças e adolescentes, com foco na interação, inclusão, participação e socialização dessas crianças com histórico de baixo rendimento escolar, dificuldades de aprendizagem, alvos de reprovação, e que se encontram em vulnerabilidade social.
Com o objetivo de promover a autonomia e o protagonismo dessas crianças, contribuir para a redução da violência, das violações de direitos e medidas protetivas para o uso de drogas, implementamos uma proposta pedagógica, pautada em atividades educativas e metodologias contextualizadas, visando a preparação de indivíduos para a vida social, e a construção de uma comunidade conhecedora dos seus direitos. Dessa forma, são realizadas oficinas socioeducativas semanais, nesses espaços já citados, abordando diversos temas e conteúdos multidisciplinares.
A leitura, a escrita, a interpretação e produção textual, são conteúdos constantemente trabalhados de forma lúdica e dinâmica nas oficinas, com o intuito de despertar para a importância da leitura, bem como estimular o interesse por ela. Além destes, trabalhamos ainda com pintura, teatro, música e dança, proporcionando vivências de socialização e aprendizagem, usando a arte como instrumento para a inclusão social, buscando as mais diversas possibilidades de oportunidades para essas crianças.
A Arte na Socioeducação
 A participação em atividades artísticas conjuntas, explorando a criatividade e autonomia de cada criança e adolescente, respeitando suas particularidades e seu processo criativo, marca em cada um o início da percepção e da motivação para interagir nos espaços escolares e comunitários. Dessa forma, no processo de inclusão, os sujeitos representam as suas percepções corporais através do teatro e da dança, identificando o outro como possibilidade de aprendizagem coletiva, o compartilhamento de ideias através da construção de desenhos ou através da leitura. Como processo de aprendizagem a partir dessas ações, construímos vínculos afetivos para construção da sua própria inclusão.
Somos diferentes e plurais nas formas de expressão artística, somos singulares nas ações gestuais e linguísticas diante do mundo. Contemporaneamente as expressões artísticas surgem como possibilidades ao desenvolvimento humano integral na educação, pois percebemos que desde a infância, as crianças estão em contato com as diversas artes e esse fator pode trazer consigo, mudanças nos modos de comunicação; de interação na família; na sala de aula e com o mundo.
Nessa perspectiva, o PIAJ enxerga as artes e a educação como um caminho de busca, aprimoramento e reconciliação das crianças e adolescestes com os processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de construção humana, sensibilidade, respeito, emoções, estímulos, ritmos sensoriais e musicais.
Acompanhamento Psicossocial
Além das oficinas socioeducativas, também são realizadas visitas de acompanhamentos especializados às famílias e às escolas nas quais as crianças estão inseridas, para isso contamos com um Assistente Social e uma Psicóloga, realizando um trabalho voltado para a aproximação da Cáritas com os meios familiares, escolares e sociais das crianças envolvidas.
Vygotsky nos fala que “o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico”; diante disso, nessa construção das relações das crianças com o mundo; o projeto tem focado em aspectos fundamentais para construção do processo histórico em que elas vêm se constituindo.
Portanto, o acompanhamento psicossocial tem sido fundamental para a orientação das famílias, para o entendimento do processo de construção de saberes na escola, como são acessadas as políticas públicas e como se dá as relações sociais na comunidade com todos os aspectos que ela apresenta como possibilidades de construção da dignidade.

Para conferir mais fotos das oficinas, clique aqui!

Esta gostando de nosso conteúdo?