A Fundação Itaú Social realizou nos dias 21 e 22 deste mês, portanto, na última quinta e sexta-feira; as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil que recebem apoio financeiro da fundação. Estiveram representando a Cáritas Diocesana de Caicó o coordenador José Carlos Martins da Silva e o Articulador e Educador Social Klédson Tiago Alves de Souza.
O Encontro tinha por objetivo promover o diálogo entre as OSCs, como também promover o debate sobre monitoramento e avaliação, a complexidade do trabalho social e o fortalecimento institucional. Outrossim, fora apresentada a equipe da Ventura que será responsável para assessorar e monitorar as organizações através de relatórios.
A Cáritas hoje conta com o projeto “Defendendo os Direitos e Promovendo a Dignidade de Crianças e Adolescentes”, que atende 111 crianças e adolescentes de cinco comunidades empobrecidas do município de Caicó. Este projeto visa promover um fortalecimento no processo ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, combater a evasão escolar, e ter melhorar o índice de não incidência desse público no uso de drogas. Além disso, o combate a violência, os temas identitários entram transversalmente nas oficinas com as crianças e adolescentes a partir dos meios musicais, teatrais, literários e pedagógicos. Também são acompanhadas psicossocialmente 90 famílias que recebem visitas dialógicas e participam de rodas de conversas temáticas.
De modo mais profundo para este ano de 2019, visamos fortalecer a articulação com a comunidade, aonde tem conselho comunitário promovê-lo e aonde não o tem, se possível, criá-lo.
Diante disso, a participação da Cáritas nesse evento promovido pelo Itaú se deu preponderantemente no sentido de entender a lógica de apoio da fundação, e reconhecer outros tantos projetos, ações e instituições que estão a promover e defender os direitos sociais das pessoas empobrecidas. Com isso, pudemos confrontar a organicidade representativa da instituição diante de seu público e diante de si.
O evento termina portanto deixando provocações para a melhor atuação responsável e organizacional da Cáritas, em vista de ser um sinal de transformação social na vida das pessoas.
Por: Klédson Tiago Alves de Souza – Articulador da Cáritas Diocesana de Ciacó