No 08 de março, dia internacional e histórico de luta das mulheres por seus direitos, inúmeras mulheres do Seridó realizaram uma grande mobilização nas ruas do município de Parelhas. A Marcha das Margaridas do Seridó reuniu organizações de mulheres, sindicatos e movimentos sociais de diversos municípios da região, e foi organizada pela Cáritas Diocesana de Caicó, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Fetarn e Fórum de Mulheres. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social, da CAPESA e dos Sindicatos SINAI e SIDSERPA.
A 4ª Marcha das Margaridas do Seridó teve como tema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”, em unidade com o tema da Marcha das Margaridas Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de agosto e reunirá mulheres de todo o Brasil.
As mulheres entendem que, apesar de todas as conquistas históricas, nas diversas esferas da sociedade, seja no campo político, social, profissional ou familiar, a luta das mulheres por direitos continua sendo extremamente urgente e necessária, uma vez que as desigualdades históricas entre homens e mulheres persistem, a violência contra a mulher cresce de forma alarmante, colocando o Brasil na lista dos países com o maior número de feminicídio, e os direitos conquistados historicamente estão constantemente sendo ameaçados por políticas de governo conservadoras e antidemocráticas.
As reivindicações mais destacadas nas falas das mulheres, durante a mobilização, procuravam denunciar a situação gritante de violência contra a mulher, em suas diversas formas, assim como, os índices calamitosos de feminicídio, que atingem as mulheres no país, além de inúmeros manifestos contra a reforma da previdência proposta pelo governo, que retira direitos dos pobres e afeta diretamente a vida das mulheres trabalhadoras da zona rural e urbana.
A participação intensa das mulheres na construção e sua realização desta marcha, no 08 de março, mostra que a organização das mulheres na região do Seridó está cada vez mais se fortalecendo, e que estamos avançando não apenas da compreensão das desigualdades, mas na forma como elas incidem sobre a vida das mulheres.
Assim, precisamos continuar fortes e unidas, construindo a resistência, todos os dias, em todos os lugares, pela vida e dignidade de todas as mulheres.
Por: Francisca Fabiana da Silva – Articuladora de Mulheres